quarta-feira, 22 de abril de 2009

Conheça a Panela de Barro Capixaba : 100% natural !

A Panela de Barro, tipicamente capixaba, é produzida com um dos melhores barros do Estado do Espirito Santo, sendo queimada e defumada em forno à lenha, tornando-a preta e resistente, e sem química. Ela é 100% natural, pois não desprende substâncias prejudiciais ao organismo como as panelas de ferro e alumínio.

Ela é suporte indispensável para o preparo da moqueca e da torta capixabas, pratos típicos da culinária capixaba. Os produtos nela preparados têm aspecto e paladar bem mais apetitosos. Ela
integrou-se de tal forma na culinária capixaba que faz parte de sua tradição.

A confecção da panela de barro é uma técnica secular que chegou aos nossos dias pela transmissão das tradições familiares, desde a busca de todas as matérias primas que compõem, até a sua utilização. Para fazer as panelas, as artesãs retiram argila do Vale do Mulembá, situado no bairro Joana D’Arc, na Ilha de Vitória. Quando chega ao galpão, o barro passa por um processo de limpeza no qual são retirados os grãos de areia maiores e a matéria orgânica visível para que seja amassado, manualmente, em seguida. É o momento que inicia-se o processo de confecção da panela, através de uma técnica de modelagem aplicada a partir de uma bola de barro. O acabamento da panela é feito com seixos rolados (pedras de rio), casca de coco, facas e estiletes. A peça totalmente modelada é colocada ao ar livre para secar e depois de seca, é alisada com um seixo rolado para retirar os grãos de areia mais grossos. A partir daí, as paneleiras reúnem sua produção e queimam suas panelas. No final da queima, as peças, ainda quentes, recebem um tratamento de superfície com tanino (retirado da casca das árvores do mangue “Rhizophora mangle”), dando coloração específica as peças.

É aconselhável ao comprador das panelas de barro uma outra queima antes de utilizá-las na cozinha. Para isso, deve-se colocar dentro da panela 2 colheres de óleo de cozinha, de preferência óleo de oliva, levando-a em contato com o fogo. O óleo queimará e, quando a fumaça começar a ficar preta, o fogo deve ser apagado. Tudo isso para que os materiais usados na confecção das panelas não interfiram no sabor da comida.

Você já encontra a verdadeira Panela de Barro Capixaba em vários tamanhos na nossa loja ! Enviamos também para outras cidades !

terça-feira, 14 de abril de 2009

TOFU ORGÂNICO É SAÚDE ! Diga não a soja transgênica !!

O Tofu vem sendo consumido há pelo menos 2.000 anos pelos chineses e, provavelmente, chegou no Japão por influência budista no ano 700. Tofu é feito à partir da coagulação do leite de soja, método parecido com o do leite de vaca. Além da origem do leite, a diferença também está no tipo de agente coagulador: para o tofu usa-se tradicionalmente coagulantes minerais como cálcio e/ou magnésio, 100% vegetal (vegan), de fácil digestão, rico em vitaminas B e sais minerais, com poucas calorias, isento de colesterol, lactose ou glúten. O Tofu apresenta 12 dos 13 aminoácidos essenciais e contém genesteína, considerado hoje pela medicina um inibidor natural do câncer. A combinação alimentar ideal é arroz ou outro cereal, legumes e verduras, aumentando assim o valor nutricional e fornecendo o aminoácido que falta.
Tofu:
· é 100% vegetal (vegan) e por isto naturalmente isento de colesterol.
· é uma ótima fonte de proteínas.
· é de muito fácil digestão e assimilação.
· contém poucas calorias.
· é fonte de vitaminas B e sais minerais.
· é isento de lactose.
· é isento de glúten.
· é isento de qualquer aditivo alimentar.
· contém isoflavonas, um importante auxiliar no tratamento e prevenção da osteoporose, TPM, menopausa e no equilíbrio hormonal.
· é uma fonte considerável de ferro, tem ótimo equilíbrio entre magnésio, cálcio e potássio, consegue diminuir o nível do colesterol ruim e ajuda na formação óssea e a mantê-los saudáveis.
A combinação alimentar ideal é o arroz ou outro cereal para aumentar o aproveitamento nutricional e um legume, uma verdura e/ou uma salada. Assim você terá uma refeição perfeitamente equilibrada.
A adição do Tofu à alimentação diária aliado a bons hábitos pode proporcionar uma vida mais saudável, além de auxiliar na prevenção de doenças.

( Fonte:
www.samuraitofu.com.br )

Você já encontra na loja Empório Verde o Tofu natural, orgânico e livre de transgênicos !

Leia, Pense e Reflita !

"A correria do cotidiano, a cobrança por respostas imediatas e a falta de tempo nos faz esquecer de nos mesmos, do nosso corpo e da nossa alma. Consumir produtos naturais significa resgatar um modo simples e saudável de viver, de cuidar de nós mesmos para que possamos ter energia física e mental para enfrentarmos o ritmo do mundo atual." (Vanessa Cordeiro)