segunda-feira, 15 de junho de 2009

REDUZA MEDIDAS COM a Farinha de Maracujá, que também controla os níveis de glicose e afasta o colesterol

A casca de alguns alimentos carrega propriedades tão benéficas à saúde quanto o conteúdo da sua polpa, e o maracujá é um deles. Saiba que essa camada, geralmente descartada, possui a maoir concentração de pectina da natureza, um tipo de fibra solúvel que se transforma em uma espécie de gel dentro do estômago, com o poder de equilibrar a abosorção de açúcar, colesterol e gorduras.
Além disso, como não é ingerida pelo organismo, a pectina também é eficiente para a perda de peso, pois desacelera a absorção dos carboidratos e provoca sensação de saciedade.

Xô, Toxinas !

A Farinha de Maracujá livra o organismo de toxinas que podem prejudicar as funções dos órgãos e desequilibrar o metabolismo. Para aproveitar esse efeito de fibra e facilitar a ação desintoxicante, é preciso beber muita água.
A quantidade de consumo recomendada é de duas a três colheres de sopa da farinha, preferencialmente meia hora antes das principais refeições. Como o sabor do pozinho não é dos mais apetitosos, pode ser adicionado em sucos, vitaminas, sopas, saladas e até sobre o feijão.

Tudo em excesso faz mal !

Ainda não existem comprovações científicas sobre os efeitos colaterais da farinha, mas especialistas alertam que altas quantidades podem causar diarréia e perda de outros nutrientes.

O que mais tem na casca :

Cálcio: favorece a contração muscular e fortalece dentes e ossos.

Ferro: afasta a anemia e da aquele pique !

Fósforo: ativa a memória, a oxigenação das células e a circulação do sangue.

Vitamina B3: atua na produção de hormônios, melhora o humor, ajuda no crescimento das crianças e protege a parede do estômago.


( Fonte : Revista Vida Natural & Equilibrio. Edição nº17 )



segunda-feira, 1 de junho de 2009

INTOLERÂNCIA a Lactose : conheça o que é, e como cuidar !

A Lactose é o açucar do leite, um dissacarídeo que com a ação da enzima lactase, tranforma-se em dois monosacarídeos: glucose e galactose. Estes carboidratos simples, após formados, são facilmente absorvidos pelo corpo. No entanto, a falta ou deficiência na produção da lactase faz com que a lactose chegue até o intestino grosso sem ser absorvida pelo organismo. Ela é fermentada por bactérias causando gases e sintomas típicos de indigestão.
Os sintomas mais comuns são a diarréia (ou à vezes constipação), distensão abdominal, gases, náusea e sintomas de má digestão. A severidade dos sintomas dependerá da quantidade de lactose ingerida assim como da quantidade de lactose que seu organismo tolera.

É muito importante ressaltar que existem níveis de intolerância, pois a quantidade de enzima lactase produzida pelo corpo varia de pessoa para pessoa. Algumas pessoas possuem uma deficiência mínima na produção da enzima, ao passo que outras não a produzem. Isto irá afetar o seu nível de intolerância.

Não existe cura para a intolerância à lactose, mas é possível tratar os sintomas limitando, ou em alguns casos, evitando produtos com leite ou derivados. Muitas pessoas com IL conseguem ingerir leites deslactosados e outros produtos com baixo teor de lactose sem sentir os sintomas da intolerância à lactose. Com o passar do tempo e uma adaptação aos hábitos alimentares, cada pessoa pessoa aprenderá sobre quais alimentos lácteos poderá ingerir sem sentir sintomas.

Uma das maiores preocupações para pessoas com intolerância à lactose é adotar uma dieta que suplemente os nutrientes encontrados no leite, principalmente o cálcio. Cerca de 70% do cálcio da alimentação humana vêm do leite e seus derivados. Por esta razão, é importante, na medida do possível, manter uma dieta com ingestão de pelo menos alguns produtos lácteos, mantendo uma quantidade que seja bem tolerada pelo seu organismo. Além disso, é importante a orientação de um nutricionista para auxiliá-lo na readequação de seus hábitos alimentares.

Leia, Pense e Reflita !

"A correria do cotidiano, a cobrança por respostas imediatas e a falta de tempo nos faz esquecer de nos mesmos, do nosso corpo e da nossa alma. Consumir produtos naturais significa resgatar um modo simples e saudável de viver, de cuidar de nós mesmos para que possamos ter energia física e mental para enfrentarmos o ritmo do mundo atual." (Vanessa Cordeiro)