segunda-feira, 5 de abril de 2010

Alguém já ouvui falar em Mel de Bracatinga? Conheça este fantástico alimento!


A Bracatinga (Mimosa Scabrella Benth) é uma árvore de médio porte da família das leguminosas, nativa e abundamte na região serrana de Santa Catarina, a única ocorrência no mundo. Seu florescimento se dá nos meses de Julho a Setembro, apresentando flores pequenas e amarelas com acentuado perfume, fornecendo abundante quantidade e néctar e pólen. Neste período de inverno, é a única flor que as geadas não queimam, tendo-se portanto, a certeza de que o mel obtido é exclusivamente oriundo desta flor. É um mel amargoso de cristalização pastosa, coloração parda, com aroma e sabor característico, não sendo muito agradável ao paladar, mas considerado como o mel mais forte, nutritivo e medicinal que se tem notícia.

Pesquisas e exames realizados em laboratórios da Alemanha e Países Árabes acusaram a presença de três componentes adicionais, não identificados porém de comprovado valor terapêutico, atestado pela considerável quantidade que estes países importam do Brasil e utilizam para fins medicinais. Em nossa visita mais recente aos Laboratórios de Apicultura da Universidade de Berkeley, na Califórnia, um dos maiores do mundo, deixamos uma amostra para análise. Pessoas portadoras de diabete ou hipoglicemia conseguiram rapidamente equilibrar o teor da glicose no sangue, motivo por que se recomenda a quem sofre desses males, o que não acontece com o mel convencional, que apenas não é contra-indicado, porém não recomendado.

É um mel muito próprio para adoçar o café, por quem aboliu o uso de açúcar, uma vez que o amargo dele é absorvido pelo amargo do café, sem alterar o sabor deste. Também para fazer aperitivos, batidas, caipirinhas, etc. É muito usado, justamente por causa do seu amargor, ajudando a despertar o apetite e facilitar a digestão.

Em resumo, trata-se de um produto sui-generis de comprovado valor terapêutico, disputado por povos que já tomaram consciência de suas virtudes, e, o que é mais importante para nós: o único país a possuí-lo é o Brasil!

( por Dr Marcio Bomtempo - Fonte autorizada: www.beijafloralimentos.com.br/arquivo.htm)


Você já encontra o Mel de Bracatinga na nossa Loja !

Leia, Pense e Reflita !

"A correria do cotidiano, a cobrança por respostas imediatas e a falta de tempo nos faz esquecer de nos mesmos, do nosso corpo e da nossa alma. Consumir produtos naturais significa resgatar um modo simples e saudável de viver, de cuidar de nós mesmos para que possamos ter energia física e mental para enfrentarmos o ritmo do mundo atual." (Vanessa Cordeiro)