terça-feira, 15 de junho de 2010

Rico em antioxidantes, o Óleo de Coco equilibra o organismo e auxilia as dietas de emagrecimento !

Velho conhecido dos adeptos da alimentação viva e das massagens orientais, o óleo de coco está ganhando cada vez mais espaço nas prateleiras de lojas de produtos naturais. Vendido como suplemento alimentar, especialistas garantem que por ser rico em Vitamine E e ácidos graxos, a gordura do bem, o óleo é aliado de quem tem colesterol alto, vive gripado ou quer emagrecer.

O óleo de coco extra virgem é o único óleo vegetal que possui alta concentração de ácido láurico, mesma substância encontrada no leite materno e que fortalece o sistema imunológico. O consumo regular de ácido láurico protege o corpo da presença de bactérias, vírus, fungos, protozoários e ajuda a regularizar as funções intestinais, tanto no caso de diarréia quanto no caso de constipação.

O alimento também é indicado para quem precisa emagrecer, já que teve uma leve ação termogênica ( ajuda na queima de gorduras). Estudos feitos com o óleo no Departamento de Nutrição da Universidade de Michigan, nos Estados Unidos, apontam que a substância, como parte de uma dieta equilibrada, diminui o desejo de comer doces e alimentos gordurosos.

Versátil o óleo de coco pode ser usado como tempero de saladas, como substituto do óleo de cozinha ou misturado a iogurtes, sucos e vitaminas. Para perceber os efeitos benéficos para a sáude, especialistas recomendam o consumo regular de uma ou duas colheres de sopa. Apenas cuidado para não exagerar já que cada colher de sopa de óleo tem cerca de 120 calorias.

Aliado da beleza, o óleo de coco é uma das bases da medicina indiana Ayurveda, que indica seu uso tópico para tratar de doenças cutâneas como dermatite e eczemas. O óleo é também usado em massagens orientais como a Shantala, feita em bebês, e naquelas que visam o equilibrio energético. O óleo de coco, segundo os indianos, teria o poder de refrescar o corpo, aliviando a raiva e a culpa, e incentivaria a circulação do prana, nossa energia vital. A substância também é o ingrediente principal de muitos cosméticos orgânicos livres de químicos como parabenos, já que tem propriedades hidratantes e antioxidantes que combatem o envelhecimento precoce da pele.

(Fonte:http://oglobo.globo.com/vivermelhor/mat/2008/09/15rico_em_antioxidante_
oleo_de_coco_ajuda_equilibrar_organismo-548227840.asp)


Leia, Pense e Reflita !

"A correria do cotidiano, a cobrança por respostas imediatas e a falta de tempo nos faz esquecer de nos mesmos, do nosso corpo e da nossa alma. Consumir produtos naturais significa resgatar um modo simples e saudável de viver, de cuidar de nós mesmos para que possamos ter energia física e mental para enfrentarmos o ritmo do mundo atual." (Vanessa Cordeiro)