
O misso é um importante alimento de uso milenar no Extermo Oriente. É preparado com uma mistura bem balanceada de soja, cereais integrais e sal marinho, deixada para fermentar em recipiente de madeira durante um tempo que varia entre um a seis meses. O produto final é uma pasta salgada de aspecto castanho e aroma parecido com o vinho tinto velho. O gosto é moderadamente salgado.É usado tradicionalmente em cremes, sopas, caldos, pastas, patês, saladas e em refogados.
Os diversos componentes do misso, resultante do longo processo de fermentação salina, tais como a ácido láctico, o ácido linolêico, a lecetina, a metionina, etc, fazem dele não apenas uma apurada fonte de proteínas e nutrientes, mas um poderoso agente medicinal.
O misso tem ação desintoxicante, depurativa e protetora do organismo. Tem também ação anti-inflamatória, é despoluente, facilita a digestão em geral, limpa os resíduos intestinais, reconstituindo a flora intestinal, e restaura a jovialidade da pele. É um dos segredos dos orientais para a manutenção da beleza da pele e o combate ao envelhecimento precoce. Sendo tônico e fortificante, é indicado para todos os tipos de dieta, para o tratamento e prevenção da anemia, das fraquezas orgânicas, convalescenças, doenças espoleativas e carenciais.
O misso mais recomendável é o orgânico, preparado a partir dos grãos de soja e de cereais sem agrotóxicos e do sal marinho puro. Deve-se evitar os industrializados que comumente contém açúcar branco e glutamato monossódico.
Veja como preparar o missoshiru, um caldo temperado de misso que pode ser acrescido de tofu, legumes, algas e etc
Ingredientes:
02 litros de água
01 xicara de chá de misso
01 envelope de caldo de peixe
500g de tofu picado em cubinhos
01 xicara de chá de cebolinha picada
Em uma panela coloque a água e deixe ferver.Adicione o misso, dissolva-o e acrescente o caldo de peixe, desligando o fogo. ( é importante não ferver o misso para que se conserve suas propriedades nutricionais) Disponha o tofu e a cebolinha em tigelinhas pequenas, e despeje o caldo quente por cima, servindo imediatamente. Rende 05 porções.
Fontes:
BONTEMPO, Marcio. Guia prático da alimentação natural.Editora Best Seller: São Paulo, 1994.