terça-feira, 26 de julho de 2011

Tão pequena mas cheio de energia ! Com vocês a semente de girassol !

A flor é de um amarelo vivo, é chamativa, atraente. Vários são os seus tamanhos, e há diversos tipos. As abelhas adoram seu pólen. Quem nunca se deparou com um belo girassol em um campo ou no próprio quintal de casa.

O girassol possui uma parte que pode ser consumida por nós, entretanto, ainda trata-se de uma fonte de nutrientes pouco conhecida e cobiçada. Essa fonte alimentar é a semente do girassol. Sim, aquela mesma semente que germina; que dá origem a uma nova planta pode ser utilizada como uma fonte de nutrientes saudáveis e benéficos ao organismo.
Normalmente, as sementes dos girassóis são utilizadas para a fabricação do óleo de girassol. Um tipo de óleo vegetal muito saudável, rico especialmente nos ácidos graxos ômega 6 e ômega 9. O óleo por sua vez é utilizado na culinária, muitas vezes substituindo o óleo de soja nos preparados fritos ou mesmo em saladas
Essa pequena semente – assim como o gergelim – possui em seu interior muito óleo, ou seja, gordura. Entretanto não se trata de gorduras saturadas ruins, muito pelo contrário, as gorduras presentes na semente girassol são mono e poliinsaturadas, isto é, gorduras benéficas e também necessárias ao bom funcionamento de nosso organismo.

Além disso, a semente ainda contém fibras e quantidades significativas de potássio, um mineral muito importante que auxilia na prevenção de cãibras. Outros nutrientes presentes na semente de girassol são os minerais: magnésio – que auxilia na boa formação dos ossos -, cobre, fósforo e selênio. Este último age em conjunto com a vitamina E – também presente na semente – auxiliando na proteção das células contra os radicais livres o que ajuda a evitar o envelhecimento precoce.
Há diversas formas de se consumir as sementes de girassol como no lanche, em vez dos famosos salgadinhos e doces nada saudáveis, salpicados na salada, no arroz integral com legumes, no preparo de pães, na salada de frutas, etc. Com tantas formas de consumo é importante atentarmos ao fato de que a semente de girassol é bastante calórica devido ao alto teor de gorduras. Em uma porção de 50 gramas há cerca de 280 calorias.
( Fonte : http://www.alimentacao-saudavel.com/)

No Empório Verde você encontra a
Semente de Girassol crua e tostada !

Um comentário:

  1. Ao visitar alguns blogs me deparei com o seu, e quero dar-lhe os parabens por partilhar o seu saber, gostei por isso deixo aqui um convite:
    Ficaria radiante se visita-se o meu blog, e leia alguma coisa, meu blog é um blog cristão que fala de diversos assuntos.
    É o Peregrino E Servo.
    Desejo muita paz e saúde.
    http://peregrinoeservoantoniobatalha.blogspot.pt/

    ResponderExcluir

Leia, Pense e Reflita !

"A correria do cotidiano, a cobrança por respostas imediatas e a falta de tempo nos faz esquecer de nos mesmos, do nosso corpo e da nossa alma. Consumir produtos naturais significa resgatar um modo simples e saudável de viver, de cuidar de nós mesmos para que possamos ter energia física e mental para enfrentarmos o ritmo do mundo atual." (Vanessa Cordeiro)