terça-feira, 31 de março de 2009

Feliz Páscoa com a Alfarroba !


A alfarroba, ou carob em inglês, é o fruto da alfarrobeira, uma árvore selvagem, nativa da costa do Mediterrâneo. O nome "alfarroba" deriva do vocábulo árabe al kharoubah. A alfarroba é uma vagem comestível, semelhante ao feijão, de cor marrom escuro e sabor adocicado, que mede em torno de 10 a 20 cm de comprimento e demora em torno de um ano para amadurecer. Dentro dessa vagem encontram-se de 10 a 16 sementes, ou quilates, que na antigüidade eram utilizados pelos mercadores para avaliar o peso das jóias, em razão do seu pouco peso e uniformidade, de onde vem as palavras "karat" e "kilat". Atualmente essas sementes também são utilizadas na indústria de alimentos na produção de gomas e espessantes. O pó que é utilizado para substituir o cacau é derivado da polpa da vagem que é torrada e moída. Esse pó, contudo, possui expressiva diferença em relação ao cacau no conteúdo de açúcar e de gordura. Enquanto o cacau possui até 23% de gordura e 5% de açúcar, a alfarroba possui 0,7% de gordura e um alto teor de açúcares naturais (sucrose, glucose e frutose), em torno de 38 a 45%.

Valores Nutricionais
A alfarroba é um alimento saudável e de elevado valor nutritivo. Contém vitamina B1 tanto quanto o aspargo ou morango, a mesma quantidade de niacina do feijão fava, lentilha e ervilha, e mais vitamina A do que a beringela, o aspargo e a beterraba. Possui ainda alto teor de vitamina B2, cálcio, magnésio e ferro, bem como um correto balanceamento de potássio e sódio. A alfarroba não possui qualquer agente alergênico ou estimulante tais como a cafeína e teobromina presentes no cacau. Mesmo embora ela apresente um alto teor de açúcares a alfarroba possui um baixo conteúdo calórico devido à quantidade quase imperceptível de lipídeos e alta quantidade de fibras naturais. O efeito benéfico dessas fibras naturais na flora intestinal se dá pela proteção da membrana mucosa do intestino, bem como na redução significativa da incidência de diarréias indefinidas, desordens nutricionais e incidência de úlceras.Estudos recentes mostraram que a alfarroba não contribui com nenhum tipo de glúten na ingestão de dieta e que possui propriedades antioxidantes. Reduz efetivamente a assimilação da ingestão diária do excesso de colesterol. Seu poder hipocolesterol é o dobro de outras fibras.

Você encontra na nossa loja barrinhas de alfarroba com banana, bombom de damasco coberto com alfarroba e Ovo de Páscoa de Alfarroba !






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leia, Pense e Reflita !

"A correria do cotidiano, a cobrança por respostas imediatas e a falta de tempo nos faz esquecer de nos mesmos, do nosso corpo e da nossa alma. Consumir produtos naturais significa resgatar um modo simples e saudável de viver, de cuidar de nós mesmos para que possamos ter energia física e mental para enfrentarmos o ritmo do mundo atual." (Vanessa Cordeiro)