quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

Quinua : o Grano Madre


No Altiplano Boliviano, a 3.800 metros acima do nível do mar,o vento gelado,mesclado a pequenas particular de sal,é o primeiro sinal dado pelo Salar de Uyuni ao visitante. Este deserto com seus 12.500 Km.2, onde o frio no inverno chega a 30 graus negativos, é branco como a neve. Seu horizonte é tão nítido e sua atmosfera tão limpa que é possível ver claramente a curvatura terrestre desenhada no azul do céu.É neste lugar, Único no mundo, que nasce a QUINUA OU QUINOA, cereal sagrado dos Incas. Qualificada como o melhor alimento de origem vegetal para consumo humano, pela Academia de Ciências dos Estados Unidos e selecionada pela Nasa para integrar a dieta dos Astronautas em vôos espaciais de longa duração, por seu extraordinário valor nutritivo. Investigadores que vem estudando a Quinua nas ultimas décadas,constataram, que seu valor nutritivo - só comparado ao leite materno - a converte no alimento mais completo do planeta, muito superior aos de origem animal, como a carne, o leite, os ovos e o peixe. SALAR DE UYUNI, com seu vento, gelado, mesclado a pequenas partículas de sal, está rodeado de nevados. Lugar onde a alma índia, murada por montanhas impenetráveis, se manifesta na vida cotidiana de seus povos. Esse deserto de sal, com seus 12.500 Km 2, onde o frio no inverno chega a -30°C, é branco como a neve. Seu horizonte é tão nítido e sua atmosfera tão limpa que é possível ver claramente a curvatura terrestre desenhada no azul do céu. Nesse lugar, único no mundo, nasce a QUINUA ou"GRANO MADRE", cereal sagrado dos INCAS.

As proteínas de que o corpo precisa são compostas de 20 aminoácidos diferentes. Você pode fazer alguns deles a partir de outros aminoácidos, mas existem aminoácidos que não podem ser fabricados pelo corpo e que devem fazer parte da sua dieta. Estes são chamados aminoácidos essenciais. A Quinua, com 23% de proteínas, possui um balanço de aminoácidos excepcionalmente atrativo para a nutrição humana devido aos seus altos níveis de lisina e metionina. Conta com 20 aminoácidos, dos quais os 10 essenciais (Histidina Isoleucina,, Leucina, Lisina, Metionina, Fenilalanina, Treonina, Triptofano,Valina e Arginina).

Na Quinua, encontramos principalmente vitaminas A, B6, B1 e, em menores quantidades, as vitaminas E e C. Rica em certos minerais, como o ferro (9,5 mg/100 g de Quinua), fósforo (286 mg/100 g de Quinua) e Cálcio (112 mg/100 g). No que diz respeito aos glucídios (hidratos de carbono), estes apresentam um valor entre 67% a 74%, essencialmente na forma de amido. Estes valores fazem da Quinua um alimento que oferece uma elevada (347 Kcal por 100g) reserva energética.

A Quinua, por seu alto valor energético é indicada para atletas, crianças e lactantes. Rica em Lisina está relacionada ao desenvolvimento da inteligência, rapidez de reflexos e outras funções como memória e aprendizagem.

Atua na manutenção da integridade do sistema imunológico e no tratamento de problemas urinários, osteoporose, problemas do fígado, anemia e diabetes.

Indicada também para Celíacos, pessoas intolerantes ao glúten. A quinua é tão rica que reune as qualidades dos cereais e dos produtos lácteos.

Pedidos e Informações : emporioverde@yahoo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leia, Pense e Reflita !

"A correria do cotidiano, a cobrança por respostas imediatas e a falta de tempo nos faz esquecer de nos mesmos, do nosso corpo e da nossa alma. Consumir produtos naturais significa resgatar um modo simples e saudável de viver, de cuidar de nós mesmos para que possamos ter energia física e mental para enfrentarmos o ritmo do mundo atual." (Vanessa Cordeiro)